PÓS-GRADUAÇÃO EM PSIQUIATRIA 100%online

Exclusivo para médicos

Solicite mais informações

Preencha os seus dados e em breve nossa equipe entrará em contato com você

Diferenciais do curso

O curso tem como foco central o diagnóstico e manejo das principais doenças mentais, buscando conciliar a teoria com a aplicabilidade na clínica diária, proporcionando maior clareza e segurança ao médico.

O objetivo do curso de pós-graduação lato sensu em Psiquiatria é fornecer aos médicos as ferramentas principais, por meio da semiologia psiquiátrica, epidemiologia, neurociências e psicofarmacologia, para a condução dos transtornos psiquiátricos mais prevalentes na população, tais como os transtornos ansiosos, transtornos do humor, transtornos psicóticos, transtornos de personalidade, transtornos por uso de substâncias psicoativas e transtornos alimentares, entre outras condições.

Início

19 de fevereiro de 2024

Duração

24 meses

Coordenação

Dr. Ziyad Abdel Hadi

Informação sobre o curso

Temas do curso

Carga horária: 65h

Objetivo: Apresentar o conceito de doença mental, normalidade versus doença, introdução à entrevista psiquiátrica e exame psíquico, funções psíquicas, principais síndromes psiquiátricas, noções básicas de CID 11 e DSM V, história da psiquiatria no Brasil e no mundo. Estudar as bases neurocientíficas e aplicações práticas dos principais psicofármacos utilizados em psiquiatria. Princípios de farmacologia comportamental. Farmacocinética e farmacodinâmica. Antidepressivos, ansiolíticos, antipsicóticos, estabilizadores do humor e hipnóticos-sedativos, entre outros. A distinção frágil entre os transtornos mentais orgânicos e funcionais estão visivelmente caindo por terra pela crescente evidência de que o cérebro e o comportamento se afetam mutuamente. Princípios fundamentais de neurociências aplicáveis às doenças mentais.

Carga horária: 20h

Objetivo: Compreender os aspectos epidemiológicos, fisiopatológicos e etiopatogênicos dos transtornos ansiosos. Diagnóstico nosológico e diferencial dos transtornos ansiosos mais comuns na população, tais como o Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtornos do Pânico, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Fobia Social e Específica, Transtorno de Estresse Pós-Traumático, Transtornos Somatoformes e Dissociativos-Conversivos, além de seus respectivos tratamentos.

Carga horária: 20h

Objetivo: Compreender os aspectos epidemiológicos, fisiopatológicos e etiopatogênicos das psicoses agudas e crônicas. Diagnóstico nosológico e diferencial de Transtorno Psicótico Breve, Transtorno Esquizofreniforme, Esquizofrenia, Transtorno Delirante Persistente e Transtorno Esquizoafetivo, entre outros. Abordagem terapêutica das psicoses. 

Carga horária: 50h

Objetivo: Compreender os aspectos epidemiológicos, fisiopatológicos e etiopatogênicos da Depressão e do Transtorno Afetivo Bipolar. Diagnóstico nosológico e diferencial da Depressão e do Transtorno Afetivo Bipolar. Plano terapêutico dos transtornos do humor baseado em evidências.

Carga horária: 65h

Objetivo: Diagnosticar e tratar os principais transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas, lícitas e ilícitas. Neurobiologia do sistema de recompensa do cérebro. Tratamentos farmacológicos para as dependências químicas e comportamentais. Tratamento biopsicossocial. Prevenção ao uso de substâncias psicoativas. A interface entre a Psiquiatria e a Medicina Legal ganha penetração cada vez maior no atendimento clínico. Conceitos de atestado, relatório e laudo médico. Sigilo e autonomia do médico. Internação voluntária, involuntária e compulsória. Conceitos de imputabilidade e inimputabilidade. Funções do médico perito e do assistente técnico. Princípios de ética em psiquiatria.

Carga horária: 45h

Objetivo:  Preparar o aluno para lidar com as emergências psiquiátricas mais predominantes na prática clínica, tais como agitação psicomotora, confusão mental aguda e suicídio.

Carga horária: 50h

Objetivo: Diagnosticar e tratar os Transtornos de Personalidade dos grupos A, B e C. Conceito de Personalidade, Transtornos de Personalidade, critérios diagnósticos de cada grupo. Epidemiologia. Manejo de cada transtorno, sob o enfoque farmacológico, psicológico e social. Como reconhecer e manejar as doenças mentais mais comuns na prática diária do médico, procurando abordar as maiores dificuldades encontradas pelos médicos em seus atendimentos. A partir de casos clínicos, abordar os temas predominantes em psiquiatria, com enfoque em semiologia psiquiátrica, propedêutica e tratamento.

Carga horária: 50h

Objetivo: Diagnosticar e tratar as doenças mentais mais comuns na população geriátrica. Epidemiologia. Ansiedade e depressão no idoso. Rastreio de demências. Diagnóstico dos principais tipos de demências (Alzheimer, Vascular, Frontotemporal, Lewy). Tratamento das demências.

Carga horária: 20h

Objetivo: Abordar as psicoterapias mais utilizadas, seus princípios, técnicas básicas e suas indicações..

Carga horária: 65h

Objetivo: Diagnosticar e tratar os transtornos alimentares mais comuns, tais como a anorexia nervosa, a bulimia e a compulsão alimentar, os transtornos do sono e da sexualidade mais frequentes, entre eles a insônia, as parassonias e a apneia obstrutiva do sono. Desejo sexual hipoativo, disfunções eréteis, impulso sexual excessivo e parafilias. Diagnóstico em transexualidade. Diagnóstico e manejo dos transtornos mentais comuns na gestação e periparto, transtorno disfórico pré-menstrual.

*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

Investimento

Investimento do curso

30 mensalidades de

R$2.000.00

Cartão de crédito (recorrência)*

*Por tempo limitado

Observações

A efetivação da matrícula e garantia de vaga se dará somente após o pagamento da primeira mensalidade, aceite dos termos de uso e agendamento das demais mensalidades da assinatura.

Sempre em busca de oferecer o melhor e mais moderno para a formação de nossos alunos, em 2023, as Faculdades BWS se transformaram na Faculdade Primum. A Faculdade Primum nasceu a partir da criação do grupo educacional Primum. Essa união marca uma grande conquista em nosso propósito de transformar a saúde através da educação. Unindo os conteúdos, experiências, tecnologias e metodologias da Primum, podemos ir ainda mais longe ajudando pessoas a explorar novos horizontes e novas experiências.
A Faculdade Primum é parceira da HSA – Harvard Student Agencies.

Unidades

Barra Funda – São Paulo

Rua Lopes Chaves, 273 Barra Funda – SP CEP 01154-010

Bela Vista – São Paulo

Rua São Domingos, 69 Bela Vista – SP CEP 01326-000

Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

Av. das Américas, 500 Portaria D – BL 06 – UNID 208 Barra da Tijuca – RJ CEP 22640-100